Clube

A história do Deutscher Klub de Pernambuco é associada com a imigração dos alemães para o Brasil no século XX, movimento impulsionado por duas guerras mundiais. No período, há registro de que a colônia alemã em Recife chegou a contar com 1.200 integrantes. Pensando em criar um espaço agradável de convivência, celebrar encontros, cultivar e difundir os costumes germânicos, 52 alemães fundaram em 25 de setembro de 1920 o Clube Alemão de Pernambuco.

Inicialmente o clube era restrito apenas à colônia alemã e descendentes. Aos poucos abriu suas portas para a sociedade pernambucana, sempre preservando as tradições alemãs presentes na arquitetura do prédio, na gastronomia, nos encontros da colônia e em grandes eventos, como a já tradicional Oktoberfest realizada desde 1960.

O clube localiza-se na Estrada do Encanamento, 216, bairro Parnamirim. A fachada do prédio segue a arquitetura no estilo enxaimel, uma técnica de construção bastante utilizada na Alemanha que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos geralmente por pedras ou tijolos. Outras características são a robustez e a grande inclinação dos telhados.

_

#clubealemao

Quer ver a sua foto aqui? Publique com a nossa hashtag